Representantes da Cúpula dos Povos participam da Pré-COP Sindical em Brasília com destaque para o debate sobre transição justa

A Confederação Sindical Internacional (CSI), a Confederação Sindical das Américas (CSA) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizaram, nos dias 9 e 10 de outubro, em Brasília, a Pré-COP Sindical. O encontro reuniu lideranças sindicais de diversos países e contou com a participação de representantes da Comissão Política da Cúpula dos Povos, que levaram os debates acumulados no processo de construção da Cúpula, especialmente em relação à transição justa, um dos seus eixos temáticos.

Durante o evento, em mesa mediada por Sebastián Muñoz, a presidente da CUT Pará, Vera Paoloni (CUT), o coordenador nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA/Via Campesina)Anderson Amaro, e coordenador político da Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas, Iván González (CSA) apresentaram o processo de construção da Cúpula dos Povos, destacando os princípios que orientam a construção coletiva, o espírito de unidade na diversidade e as principais orientações políticas para o diálogo com o governo. Também foram apresentados o cronograma da Cúpula, que ocorrerá de 12 a 16 de novembro em Belém, e a importância de criar espaços de atuação dentro e fora das negociações climáticas.

Uma delegação sindical composta majoritariamente por representantes da América Latina, mas também de África, Ásia e Europa, discutiu a conexão entre a agenda da Cúpula e os objetivos internacionais dos sindicatos, em especial a estratégia sobre transição justa e outros temas que serão debatidos na COP30. O diálogo também abordou a necessidade de articular a atuação sindical internacional com a mobilização da Cúpula dos Povos.

A Cúpula abriu convite para que os sindicatos se envolvam no enriquecimento dos eixos da Cúpula, levando a voz dos trabalhadores para as discussões e participando da mobilização massiva do dia 15 de novembro. Os sindicatos também foram convidados a colaborar no diálogo que apresentará a declaração final ao presidente da COP, embaixador Correa del Lago, que participou da Pré-COP Sindical junto com representantes do governo brasileiro.

Por fim, os representantes da Cúpula reafirmaram o compromisso com a unidade para enfrentar a agenda da extrema direita, a defesa de uma América Latina livre de bases militares e a promoção de paz, alternativas sustentáveis, unidade e fortalecimento da democracia na região.

Foto: Naira Leal

Veja os mais recentes