loader image

Comitiva marca presença na COP 29 em Baku, Azerbaijão: um grito por justiça climática e a construção de um futuro mais justo e sustentável.

Movimentos sociais, organizações da sociedade civil, redes e povos tradicionais do Brasil e do Sul Global estão preparando a Cúpula dos Povos Rumo à COP 30. As articulações que começaram em 2023 estão ganhando reforço com a participação na COP 29, em Baku (Azerbaijão), e continuarão até novembro de 2025 quando será realizado um grande evento para cerca de 15 mil pessoas em paralelo à COP30. A meta é pressionar os governos do mundo todo, a partir do Brasil, para adotar soluções reais para enfrentar a crise climática e isso só será feito com o protagonismo dos povos e movimentos.

A Cúpula reúne em torno de 400 organizações, entre internacionais, nacionais e locais, sendo que 120 são signatárias da carta política construída coletivamente nas plenárias realizadas desde 2023. Todas elas atuam historicamente junto às comunidades e povos tradicionais que ocupam os espaços de diversos biomas de forma sustentável porque produzem e comercializam os bens diversos e com técnicas não extensivas, a base da agroecologia.

A Cúpula é um espaço de convergência da atuação dessas organizações e redes em torno de pautas comuns. A partir dessa confluência, foram construídas bandeiras políticas que estão sendo defendidas nos espaços políticos nacionais e internacionais de tomada de decisão. Entre elas, o financiamento climático justo, o combate às falsas soluções, a governança global, efetiva participação popular, a agroecologia, soberania e segurança alimentar e nutricional frente à crise climática.

Durante a COP 29, em Baku, Azerbaijão, representantes da Cúpula estão presentes com atividades que têm suas organizações membro compondo mesas e com atividades próprias. Em cada espaço ocupado são reforçadas as pautas de justiça climática e social. Nesta quinta-feira, 21, a comitiva do Operativo Nacional responsável pela organização da Cúpula realizará a segunda atividade de diálogo direto com novos parceiros.

Em um contexto de crescente crise climática e ambiental, os representantes da Cúpula exigem ações urgentes e eficazes para enfrentar os impactos devastadores das mudanças climáticas, especialmente para os povos e territórios mais vulneráveis, como as populações indígenas, negras, feministas, camponesas e as comunidades periféricas que sofrem mais com as enchentes, secas extremas e queimadas e desastres causados por grandes empreendimentos corporativos.

A Cúpula dos Povos exige a inclusão das comunidades mais afetadas pelas mudanças climáticas nas decisões globais e reafirmou a necessidade de uma governança climática que respeite os direitos humanos, a soberania dos povos e os saberes ancestrais.

Caminho até a COP 30: A Luta por um Futuro Justo

O encontro de Baku foi uma oportunidade para fortalecer a unidade entre as organizações membro e estabelecer os próximos passos rumo à realização de uma Cúpula autônoma durante a COP 30, em Belém, em 2025. O objetivo é ampliar a pressão sobre os governos, promover alternativas sustentáveis e garantir que as vozes dos povos mais afetados pelas mudanças climáticas sejam ouvidas e respeitadas.

A Cúpula dos Povos exige ações concretas para combater a financeirização da natureza, a destruição dos territórios tradicionais e as ameaças aos defensores ambientais. Assim como a Cúpula dos Povos realizada no Rio de Janeiro, durante a Rio+20, representa a força da sociedade civil global em um momento crítico da luta pela justiça climática.

Com uma agenda inclusiva que abrange as diversidades de gênero, raça, classe e origem, a Cúpula propõe soluções reais para a crise climática e exige mudanças profundas no modelo econômico global. Sua realização em Belém, na Amazônia, em 2025, será um marco histórico para a luta em defesa dos povos e da natureza.

A imprensa desempenha um papel fundamental na amplificação dessas vozes e no fortalecimento da pressão sobre governos e corporações para que se comprometam com soluções verdadeiramente transformadoras. Convidamos jornalistas e veículos de mídia a cobrir as próximas etapas da Cúpula dos Povos, entrevistar seus representantes e dar visibilidade à luta de milhões de pessoas ao redor do mundo que exigem um futuro mais justo, sustentável e digno para todos.

#CúpulaDosPovos #CumbredelosPueblos #COP30 #JustiçaClimática #Amazônia #TransiçãoJusta #DireitosHumanos

Contato para Entrevistas e Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Sandra Rocha – (91) 98517-4896
comunicacaonacional@cupuladospovoscop30
Siga nossa rede no Instagram @cupuladospovoscop30

 

Veja os mais recentes

20/03/2025

573 organizações | organizaciones | organizations   A Vida no Cerrado (AVINC) Ação da Cidadania – Comitê Pará (AC-CP) Ação…